- Cumbe: Localizado a 14 km da sede do município, este lugar é cercado por mangues, dunas, lagoas e o rio Jaguaribe. Chegando-se a este local de buggy pelas dunas o turista deslumbra-se com uma vista única onde se pode ver ao mesmo tempo mar, dunas, manguezais e o Rio Jaguaribe. A vila dispõe de um pesque-e-pague com restaurantes onde, camarões, peixes, caranguejos, ostras e outros frutos do mar são os pedidos ideais. O local ainda possui banho de chuveirão e piscina natural, alem de uma loja de artesanato em coco, com peças criadas por um artista local premiado em varias exposições. Na região pode visitar criatórios de camarão, atividade predominante na vila..
Canoa Quebrada: Localizada a 12 km da sede do município e a 6 km a oeste da praia de Majorlandia é sede de uma Colônia de Pesca também conhecida pela industria de rendas e labirintos e pela confecção de objetos de tartarugas e aruanãs.Arraial de pescadores, na planura das dunas, à beira do oceano. Ninho de jangadas que com suas velas brancas, quais alvas asas cansadas de voar, vem todas as tardes a hora do sol-por descansar na toalha rendilha da praia, ao sopé de graciosas dunas. O local é um ótimo refúgio de fim de semana para quem está em Fortaleza ou Natal e busca praias diferentes e que possuam infra-estrutura e conforto.Uma curiosidade: alguns acreditam que as primeiras terras descobertas pelo navegador espanhol Vicente Pizon, situavam-se em um local que hoje é considerado parte do município de Aracati. Sabe-se que o espanhol chegou ao Brasil no dia 02 de Fevereiro de 1500, meses antes de Pedro Álvares Cabral.
Majorlândia: Local ao qual se deve a
origem do artesanato em areia colorida. Distante a 12 km do distrito situa-se em meio a denso coqueiral, possui lindas falésias e fontes naturais. Oferece várias pousadas, restaurantes e barracas à beira-mar. Na vila, bonitos artesanatos em areias coloridas e labirintos podem se adquiridos nas lojas de souvenires. Outras atrações imperdíveis são as esculturas gigantes feitas por Toinho de Carneiro, artista da terra. É também ponto de encontro no carnaval para foliões e banda, tendo assim o carnaval de praia.
Quixaba: A 15 km da sede do município por rodovia pavimento, esta enseada pontilhada de barcos de pesca encantada aos olhos. A vila é um labirinto de areia, onde a surpresa são as fontes de água que nascem no pe da encosta, escorrendo ate o mar. Durante a Semana Santa transforma-se em um imenso teatro ao ar livre para a representação da Paixão de Cristo, um espetáculo imperdível. Nativos e visitantes fazem durante a temporada carnavalesca um batuque de praia.
Lagoa do Mato: A 20 km da sede do município com acesso através de 6 km em estrada de terra com boa conservação, é considerada uma das praias mais bonitas e tranqüilas do nosso município.Lagoa do Mato ainda guarda toda a cultura da autêntica aldeia de pescadores do Nordeste. Possui restaurante e pousada adaptada ao local.
Fontainha (Garganta do Diabo e Banho da Toá): Uma seqüência de falésias esculpidas pelo vento é uma atração do lugar. Fontes naturais de água doce formam canyons de rara beleza. O turista terá oportunidade de encontrar no banho do toá, areias com características esfoliantes, próprias para a limpeza da pele e dos cabelos.
Retirinho: A 25 km de estrada de terra, possui uma pousada e um restaurante muito simples e rústico, de acordo com o local. Tudo compensado pelo delicioso e refrescante banho em piscina de água doce corrente de frente para o mar. Lugarejo humilde e risonho situado na enseda de Retiro Grande.Os seus moradores vivem da pesca e da agricultura. As suas terras prestam-se admiravelmente ao cultivo da cana de açúcar, do feijão e da mandioca.
sexta-feira, 21 de novembro de 2008
Nossas Belas Praias
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário